Aulas de Yoga no JBB

Yoga no Jardim Botânico de Brasília

O Yoga é uma tradição milenar que vem da Índia e se caracteriza por filosofia e estilo de vida ligados à espiritualidade aplicada à vida social e individual. As raízes do Yoga encontram-se na cultura védica da antiga Índia e sua doutrina e seus ensinamentos vêm sendo incorporados e transmitidos até hoje, conforme as transformações culturais do hinduísmo.

Seus ensinamentos constituem uma estratégia de vida baseada em princípios de comportamento social, atitudes, práticas de controle do corpo, da energia pessoal e da mente, que visam à liberdade, ao respeito à vida e ao convívio harmonioso no mundo. Aceita a religiosidade e a natureza divina da vida. Enfatiza a atenção e a ação prática como caminho de realização e encontro do próprio ser em cada indivíduo. Sua doutrina remonta ao século V, antes da era cristã, estabelecida nos textos do Sutras de Yoga, do sábio Patânjali.

O século XX foi o início de uma divulgação mundial do Yoga, a partir da enorme repercussão das palestras de Vivekananda, que representou a Índia no Parlamento das Religiões, em 1893, em Chicago, quando estudiosos de todo o mundo tomaram conhecimento direto com essa tradição, talvez pela primeira vez.

Desde então, estabeleceu-se intenso fluxo de transmissão dos ensinamentos de Yoga além das fronteiras da Índia. Atualmente existem várias escolas de Yoga em todo o mundo, originadas a partir dos ensinamentos dos mestres indianos.

No Jardim Botânico de Brasília temos dois professores:

Laurent Pierre Dauzou, proveniente da Formação de BKS Iyengar e Thadeu Martins.

Laurent Pierre Dauzou:

Estudou durante 15 anos na Escola Iyengar de Paris, França. Bailarino profissional por 20 anos, é também formado em Filosofia. Ensina a Cosmologia do Yoga que é a forma de se colocar na atitude justa para receber os tesouros da Presença Espiritual, assim como viver o Yoga profundamente no seu dia a dia.

As aulas são momentos privilegiados para experimentar, através das posturas, os sabores da plenitude, bem-estar consigo mesmo e unidade com o macrocosmo.

As aulas de Yoga Iyengar são realizadas às quartas e sextas-feiras das 8h às 9h30; e aos domingos das 10h às 11h30 e 13h às 14h30, na Casa de Chá do JBB.

Contato: tel/WatsApp (61) 99821-7318

E-mail: loranrio@yahoo.fr

Thadeu Martins:

Iniciado em Yoga em 1968, segue a tradição do The Yoga Institute, o mais antigo centro organizado de Yoga do mundo, fundado em 1918 pelo brâmane Shri Yogendra, com quem teve oportunidade de conviver e estudar no Yoga Institute (em Santa Cruz/Mumbay/Índia), em 1983, sob a orientação do Dr. Jayadeva Yogendra.

Thadeu Martins é MsC. em Psicologia e prossegue a se aperfeiçoar em Yoga regularmente nos cursos do sanskritforum.org, pelo e-mail cursos@sanskritforum.org.

As aulas de Yoga Clássico incluem palestra, exercícios posturais e meditação, conforme a tradição da doutrina atualizada pelo The Yoga Institute, Mumbay, Índia.

As aulas de Yoga Clássico são realizadas aos sábados, das 9h30 às 11h30, no Jardim Japonês do JBB.

Tel: (61) 99224-6504.

E-mail: thadeu.martins@gmail.com 

Contato: yogaclassico.com