Grupo Observaves promove encontro no Jardim Botânico

Beija-flor-preto – Florisuga fusca

O Jardim Botânico de Brasília receberá no próximo dia 24 de fevereiro o grupo Observadores de Aves do Planalto Central – Observaves – que há 14 anos percorre parques e unidades de conservação do Distrito Federal para fotografar e observar os pássaros. Os encontros acontecem uma vez por mês e no evento do JBB os participantes vão organizar uma exposição das fotos produzidas ao longo das passarinhadas.

Pelo menos 200 pessoas integram o grupo que reúne não só fotógrafos profissionais, como apaixonados por meio ambiente. Não é preciso nenhum tipo de equipamento ou conhecimento prévio para se tornar um observador de pássaros.

A diretora do JBB, Aline De Pieri, ressaltou que a atividade de fotografar os pássaros além de ser um hobby se transforma em uma oportunidade de multiplicar o número de pessoas que preservam e cuidam do Cerrado.

Para mais informações sobre o projeto, basta acessar o blog: http://observaves.blogspot.com/

 

Biodiversidade

O Cerrado é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando mais de 835 espécies de aves e só no JBB já foram catalogadas 257.

Além dos pássaros, o bioma registra 199 espécies de mamíferos, 1200 espécies de peixes, 180 de répteis e 150 anfíbios. De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

 

Serviço:

Encontro do Observaves

24 de fevereiro- 9h

Exposição de fotos de aves

Mais informações: http://observaves.blogspot.com/

Crédito das imagens: Simone Caldas