Jardim Botânico de Brasília deu início à construção do novo herbário

Com uma área de 393m² e investimento de R$ 735 mil, a obra do novo Herbário Ezechias Paulo Heringer (HEPH) teve início em outubro de 2022. A conclusão está prevista para abril de 2023.

As instalações do antigo herbário se tornaram insuficientes para o acondicionamento das coleções. A novo edificação contará com sala de reunião, novo sistema de ar condicionado, iluminação natural, piso de granitina, laje impermeabilizada, sistema elétrico trifásico e copa de apoio aos servidores.

O objetivo da construção é oferecer uma estrutura moderna com maior segurança e condições apropriadas para manter e ampliar a coleção de exsicatas. “Agora podemos coletar as espécies com a garantia de que teremos espaço suficiente e adequado para acomodar as plantas, o que influencia na visibilidade da instituição uma vez que, com a coleta de novas espécies, é possível melhorar o conhecimento sobre o Cerrado e manter informações sobre a biodiversidade do bioma”, explicou a Diretora de Vegetação e Flora do JBB, Priscila Rosa.

E as melhorias não param por aí. Além de uma estrutura moderna, o herbário contará com a ampliação da área do acervo de 66m² para 100m², possibilitando a visita de pesquisadores e conexão entre as salas de catalogação e fotografia.

“A ampliação e a nova infraestrutura do herbário garantem o aumento do acervo, permitindo o desenvolvimento de pesquisas, promovendo a visibilidade do HEPH e o intercâmbio de material científico entre instituições por meio de empréstimos, permutas e doações, que se constituem fundamentais para o enriquecimento das coleções. Estamos felizes por mais essa conquista para o Jardim Botânico de Brasília”, comemorou a Diretora Executiva do JBB, Aline De Pieri.