Jardim Botânico recebe programa de residência artística

 

O Jardim Botânico de Brasília será palco de uma verdadeira experiência artística: o Cerrado Ecoarte 2019. O objetivo é proporcionar a artistas de todo o mundo uma vivência imersiva no bioma que ocupa 22% de todo o território nacional e reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

Os interessados têm até o dia 20 de fevereiro para se inscrever. Os selecionados serão abrigados durante 10 dias no JBB, durante o mês de julho. Nesse período, eles irão participar de oficinas, palestras e discussões em temas ligados à ecologia, conservação ambiental, alimentação alternativa, fitoterapia, biodiversidade e história cultural do cerrado, dentre outros.

Ao final, cada artista vai desenvolver um projeto pessoal nas linguagens de performance ou instalação – que ficará exposta em caráter permanente no JBB. As despesas de hospedagem e alimentação serão custeadas pela produção do projeto. Os artistas também receberão um auxílio em dinheiro para a produção das obras. Os custos de deslocamento até Brasília são de responsabilidade do artista selecionado.

O programa de residência é parte de uma pesquisa de mestrado da multiartista TKuri e está vinculado ao programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, sob a coordenação de Christus Nóbrega.

O formulário e todos os requisitos para participação estão disponíveis no site do projeto (http://www.cerradoeco.art). Os resultados serão divulgados para as pessoas selecionadas até o dia 20 de março, e para o público em geral, a partir da primeira semana do mês de abril.

Serviço:

Período de inscrições: até 20 de fevereiro

Período da residência: 5 a 16 de julho

E-mail: cerradoecoarte@gmail.com

http://www.cerradoeco.art/