Jardim da Espanha é inaugurado na Alameda das Nações e dos Estados

 

Inaugurado nesta terça-feira (26/04) o Jardim da Espanha na Alameda das Nações e dos Estados.

 

Inspirado nos jardins mediterrâneos espanhóis, projetado pelas arquitetas Maria Teresa e Milena Maia e pelo Superintendente de Conservação e paisagista Elton Baia, o Jardim inaugurado conta com espécies simbólicas como Buxinho (Buxus sempervirens), Lavanda (Lavandula angustifolia), Bougainville (Bougainvillea sp.), Jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum) e Oliveira (Olea europaea), além de um chafariz, vasos de cerâmica, escultura de Alejandro Altamirano, em homenagem ao personagem Dom Quixote de La Mancha, além do mosaico da artista plástica Cida Carvalho que representa as paisagens predominantes da Espanha e faz referência à história de Dom Quixote expressa pelos moinhos. 

 

A cerimônia realizada pelo Jardim Botânico de Brasília em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil, contou com a presença do Vice-governador de Brasília, Paco Britto, além de embaixadores de diversos países. O Embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, presenteou o Jardim Botânico de Brasília com dois livros sobre a Flora Botânica, Flora de la Real Expedición Botânica del Nuevo Reino de Granada. O evento contou ainda com o Concerto Cancioneros de España por Karla Dias, Fernando Lopes e Denilson Bianchini, seguido de um coquetel.

 

Em seu discurso a Diretora Executiva do JBB, Aline De Pieri, falou sobre a importância do Jardim da Espanha para o Jardim Botânico de Brasília e para a Capital da República e as futuras gerações. "Agradeço à Embaixada da Espanha pelo presente oferecido não só ao JBB como à Brasília, considerada a 'capital ibero-americana das culturas', e em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil. Sinto-me verdadeiramente honrada e esperançosa para que este sonho hoje concretizado seja guardado como um tesouro e zelado pelas futuras gerações" , concluiu.