JBB participa de reunião realizada na Secretaria do Meio Ambiente com a pauta “balanço de áreas queimadas nas unidades de conservação do DF”

No último dia 8 de novembro, o Jardim Botânico de Brasília participou de reunião realizada na Secretaria do Meio Ambiente, com a equipe do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), com a pauta “balanço de áreas queimadas nas unidades de conservação do DF”. 

 

Na reunião o Gerente de Preservação do JBB informou que no período crítico de estiagem deste ano, a Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília sofreu queimadas em 27 hectares, o que corresponde a 0,6% da área total. Esses números são resultados de todas as ações preventivas e reativas.

 

O Jardim Botânico de Brasília integra o PPCIF, que consiste em um plano próprio de ações preventivas se constituindo na realização de aceiros mecânicos, roçagem, manutenção das estradas e ações de combate (ações reativas de acordo com ocorrência de incêndios). Em 2022 o JBB contou com o apoio da equipe do IBAMA – Prevfogo e com os brigadistas do IBRAM. Anualmente são ofertadas capacitações junto ao PPCIF com parcerias institucionais.


Importante destacar que o JBB não registrou grandes incêndios nos últimos quatro anos! Resultado do trabalho diário da sua equipe de preservação. Além da comunicação integrada com os demais órgãos que compõem o PPCIF, o JBB faz monitoramento 24h no mirante do Centro de Excelência e rondas ostensivas preventivas o que resulta em resposta rápida para qualquer tipo de acionamento de incêndio florestal.