JBB realiza Blitz Educativa de Prevenção de Incêndios Florestais
A quinta Blitz Educativa de Prevenção de Incêndios Florestais no Distrito Federal, em 2022, foi realizada na manhã desta sexta feira (03/06) na entrada principal do Jardim Botânico de Brasília. A ação, com objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e restos de poda, que são as principais causas de incêndios florestais no DF, teve a participação dos alunos da Escola Classe do Jardim Botânico.
Os veículos que trafegavam pelo local foram parados pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Equipes com representantes do JBB, IBRAM, CBMDF, Marinha, Aeronáutica, ICMBIO, IBAMA e alunos da Escola Classe do Jardim Botânico alertaram motoristas e passageiros para os cuidados com as áreas de cerrado, distribuindo cartilhas com recomendações.
Para a Diretora do JBB, Aline De Pieri, informar a comunidade sobre os riscos das queimadas é de suma importância como forma de prevenção e conscientização. “Contamos com o apoio de vários órgãos nesse trabalho de conscientização. A ação está, a cada ano, mais consolidada. Se conseguimos evitar um incêndio, já estamos satisfeitos. Em períodos de seca, sabemos que a queima de lixo e resto de podas estão entre os principais causadores de incêndios florestais, então conscientizar o cidadão sobre a proibição desse tipo de queima e os seus riscos associados é de grande importância”, complementou.
Essa ação educativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios florestais, não só para a biodiversidade como para nossa saúde também. “O JBB possui uma flora e fauna diversa em seus 5 mil hectares de cerrado preservado, incluindo espécies que correm o risco de desaparecer, e preservar essa área da ocorrência de incêndios florestais significa proteger este nosso Cerrado”, concluiu o Diretor de Biodiversidade do JBB, Estevão do Nascimento Fernandes de Souza.
As operações são promovidas pelas instituições parceiras do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF – PPCIF, que é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente – SEMA e realizado em parceria com o ICMBio, IBRAM, IBAMA, DER, CAESB, Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiros do DF, Jardim Botânico de Brasília e IBGE. A blitz ocorrerá na ESECAE e na FLONA nos próximos meses.