Espaço Ciência

 

Jardim Botânico tem novo espaço voltado à Divulgação Científica.

      No Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) o Jardim Botânico de Brasília abre as portas do Espaço Ciência, um ambiente pensado para levar ao estudante informação e conhecimento sobre o trabalho científico e de pesquisa desenvolvido no Jardim Botânico e na Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília – EEJBB.
       O Espaço Ciência foi criado a partir de uma parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que destinou, por período determinado, a conversão de prestações pecuniárias (pagas por pessoas submetidas ao cumprimento de penas restritivas de direitos) ao projeto denominado Jardim Ciência. Esse recurso financeiro é destinado à realização de programas de educação ou conservação ambiental.
       A abertura contou com a visita de 70 alunos, do 3º ao 5º ano, da escola pública Hélio Jones Branquinho, da Cidade Ocidental. Os visitantes conheceram as áreas dentro do Espaço Ciência, que conta com exemplares de animais e plantas da EEJBB e, portanto, do Cerrado em geral. Na visita guiada, a equipe de Educação Ambiental explicou sobre as coleções científicas mantidas pelo JBB. Para a flora, há coleções de plantas vivas, preservadas, frutos secos e sementes. Já para a fauna, as coleções são de insetos, registros de pegadas, ossadas e animais taxidermizados. Há ainda a exposição sobre como a Matemática está presente na Natureza.
       Para a aluna Heloísa Alves, de 9 anos, o espaço foi uma oportunidade de conhecer melhor animais e plantas antes somente vistos em fotos.  “Achei muito interativo e educativo e dá para a gente incentivar e aprender melhor sobre a Natureza”, opina. Gabriel Saraiva, do 5º ano aproveitou para fotografar tudo e dedicou mais tempo à parte do museu que mostra os crânios de alguns animais. “Aprendi também que a gente deve conservar a Natureza para ela nunca acabar”, conclui.
      Para os professores e pedagogos que participaram da visita, o Espaço Ciência contribui muito na educação prática das crianças “Esse espaço vai ajudar a conscientizar que é preciso preservar, que é preciso cuidar das plantas e dos animais. É um aprendizado para conhecer a realidade do meio ambiente”, afirmou a professora Pastora Pereira.
      A abertura do Espaço Ciência, montado onde era a Biblioteca da Natureza, faz parte das atividades previstas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. O local recebe visitação de escolas, mediante o acompanhamento da equipe de Educação Ambiental do JBB.
Para agendar a visita orientada basta entrar em contato pelo telefone 3366-3831.