Visita Orientada


Atualizado em maio de 2022

 

VISITA PEDAGÓGICA:

Uma das atividades oferecidas pela equipe da Educação Ambiental do Jardim Botânico de Brasília (JBB) é a visita pedagógica. Os atendimentos acontecem de terça a quinta-feira nos períodos da manhã ou da tarde.

Existem dois padrões de visita:

I.  Visita com atendimento de um educador ambiental do JBB:
–    Visita com a presença dos educadores ambientais durante o passeio. 
–    Para estudantes a partir dos 12 anos: atendimento disponível para grupos de, no máximo, 45 estudantes.
–    Para estudantes abaixo dos 12 anos: atendimento disponível para grupos de, no máximo, 30 estudantes.

II.  Visita com acolhimento:
–    Boas-vindas ao grupo e orientações sobre o JBB e seus espaços.
–    Disponível para grupos de, no máximo, 120 pessoas para não sobrecarregar as instalações.

 

OBSERVAÇÕES:
–    A visita com atendimento dos educadores ambientais do JBB dura, em média, uma hora e meia a duas horas. A equipe do JBB desenvolveu alguns roteiros de visitação, mas pode haver adequações de acordo com o tamanho e necessidades do grupo e objetivos da visita. Geralmente o Cerrado é o eixo de todos os roteiros. Uns focados mais em fauna, flora e fitofisionomias, outros focados mais em conservação, água, solo e ecologia. Para grupos de crianças abaixo dos 12 anos o número máximo de estudantes recebidos para o atendimento é reduzido a fim de priorizar a qualidade do atendimento. 

–    Nas visitas com acolhimento a responsabilidade pedagógica é da escola. A equipe do JBB recebe o grupo para dar as boas-vindas e algumas orientações sobre a visita, e depois o grupo segue para explorar os espaços do JBB sem a presença dos educadores ambientais. 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:
–    O agendamento deve ser feito com, no mínimo, dez dias de antecedência, pelo e-mail: educacaoambiental@jbb.df.gov.br ou pelo telefone (61) 98199-1498 (Whatsapp). Porém, o ritmo de agendamentos é intenso. Quanto antes o grupo entrar em contato, maior a chance das datas solicitadas estarem disponíveis.

–    É preciso enviar as seguintes informações:

  • Nome da Instituição:

  • Local (RA):

  • Faixa etária dos estudantes:

  • Quantidade de estudantes:

  • Nome do responsável:

  • Telefone de contato:

  • Objetivo da visita:

  • Tipo da visita: (       ) Acolhimento  (       ) Atendimento

–   A taxa de visitação é de R$ 5. O pagamento é feito em dinheiro pelo responsável da escola no dia da visita. Professores e monitores também pagam. Escolas públicas, projetos sociais e instituições filantrópicas são isentos.
–    O transporte é de responsabilidade da escola.

–   O grupo pode trazer lanche para um piquenique em local específico após a atividade. Recomenda-se a utilização de alimentos com a menor quantidade de embalagem possível como, por exemplo, frutas e verduras, com o intuito de evitar a poluição do JBB e consequentes prejuízos para a flora e fauna nativas.
–    Recomendamos que os visitantes venham com roupa confortável, sapato fechado, chapéu ou boné, além de trazerem uma garrafa para água e protetor solar. O principal é vir com o coração e mente abertas para conhecer um pouco mais do nosso bioma, o Cerrado.

 

DÚVIDAS FREQUENTES:
–    Qual horário das visitas de atendimento e acolhimento em cada turno? Pela manhã, as visitas de atendimento e acolhimento iniciam-se às 9h (horário em que é permitida a entrada no JBB). Pela tarde, as visitas iniciam-se às 14h. 
–    É possível acessar o JBB antes das 9h? A entrada antes das 9h só é permitida para visitantes que estejam de bike ou a pé. Para a entrada de ônibus, vans e carros, só é permitido acessar o JBB a partir das 9h. 
–    Quanto tempo dura a visita na modalidade de atendimento? A visita com a presença dos educadores ambientais dura em torno de 1h30 a 2h. Mas após o atendimento, caso haja interesse, o grupo pode permanecer no Jardim Botânico de Brasília até às 17h. 
–    Quais são os roteiros disponíveis para as visitas? O roteiro escolhido para a visita vai depender do objetivo do grupo. Existe uma diversidade de espaços a serem explorados. Entre os espaços mais visitados durante os atendimentos de educação ambiental estão: Espaço Ciência, Jardim Sensorial, Jardim Japonês, Jardim Evolutivo, Unidade Demonstrativa de Permacultura, Espaço Oribá, Trilha Krahô e Trilha Ecológica. Para mais informações sobre os espaços do JBB, acesse a aba “Espaços JBB”, disponível aqui no site.
–    É possível levar um grupo maior do que o estipulado para cada idade para os atendimentos e acolhimentos de educação ambiental? O número máximo estipulado é estabelecido para garantir a qualidade dos atendimentos de educação ambiental e, nos acolhimentos, garantir que as instalações do JBB não sejam sobrecarregadas. Caso haja a necessidade de trazer grupos maiores para visitas na modalidade de atendimento ou acolhimento, é necessário entrar em contato pelo telefone para verificarmos se há possibilidade, a depender do tamanho do grupo. 
–    Consigo fazer um agendamento de visita para a mesma semana do meu contato? É recomendado realizar o agendamento com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência. Isso porque o ritmo de agendamentos é intenso, e quanto antes o grupo entrar em contato, mais fácil conseguir datas disponíveis para a visita. Dificilmente haverão datas disponíveis para a mesma semana do contato inicial. 

 

 

gallery