Brigada de Combate a Incêndios Florestais

Atualizada em 10 de julho de 2025

Os incêndios estão entre as principais ameaças à biodiversidade e à preservação das unidades de conservação. A Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília (EEJBB) faz parte do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), criado no Distrito Federal pelo Decreto nº 17.431, de 11 de junho de 1996. Esse plano define estratégias e ações para controlar os incêndios nas unidades de conservação durante a estação seca, que vai de maio a outubro.

Para proteger a biodiversidade e manter a integridade da EEJBB, o Jardim Botânico de Brasília possui uma equipe técnica responsável pela prevenção e combate aos incêndios florestais, e que desenvolve uma estratégia baseada em três eixos principais: ações preventivas, reativas e educativas. Além da equipe própria, o JBB recebe anualmente o reforço de brigadistas contratados pelo IBRAM durante o período crítico para incêndios florestais. 

As ações preventivas são organizadas conforme as características de cada estação do ano. Na estação chuvosa, são realizados trabalhos de preparação, manutenção e monitoramento, como o treinamento das brigadas, planejamento e conservação de aceiros, abertura e revisão de vias, verificação dos equipamentos de combate, ativação de pontos de observação e definição das áreas prioritárias para proteção dentro e ao redor da unidade. Durante a estação seca, essas ações são intensificadas. Há reforço na vigilância, ampliação das rondas terrestres e dos pontos de observação, redistribuição da equipe, manutenção constante dos aceiros e disponibilidade permanente de caminhão-pipa abastecido com água.

As ações reativas são aquelas adotadas quando um incêndio ocorre. A equipe da Gerência de Preservação do JBB, responsável pela Brigada de Combate a Incêndios, é acionada imediatamente para iniciar os trabalhos com os recursos disponíveis. O PPCIF é informado sobre o incidente. Se o incêndio não for controlado rapidamente, o plano é ativado e outras equipes, com mais brigadistas e equipamentos, são enviadas. Toda a operação segue o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que organiza as ações de combate de forma eficiente.

As ações educativas são realizadas ao longo de todo o ano e têm como objetivo conscientizar o público sobre a importância da prevenção. Dentre as atividades promovidas, destacam-se a Blitz Educativa, em parceria com o PPCIF, palestras e rodas de conversa com os visitantes do JBB, especialmente em datas comemorativas, como a Semana do Meio Ambiente, o Dia do Cerrado e o aniversário do Jardim Botânico de Brasília.

Essas estratégias têm demonstrado bons resultados. Entre 2011 e 2025, foram registrados 29 focos de incêndio na EEJBB, sendo a maioria emagosto (6 ocorrências) e setembro (15 ocorrências), meses de maior risco devido à seca. Apesar desses registros, nos últimos cinco anos apenas 35 hectares foram afetados, e nenhum incêndio teve duração superior a um dia, indicando a eficácia das medidas adotadas.

 

gallery