Jardins do Jardim

JARDIM EVOLUTIVO

Baseado no Modelo Filogenético, concebido pelo botânico alemão Stebbins, o JBB concebeu o Jardim Evolutivo, com uma área de 3 hectares e a finalidade de apresentar a evolução das plantas segundo seu sistema reprodutivo. O projeto de paisagismo foi concebido a partir de uma forma circular; no centro estão localizadas as plantas que possuem sistema reprodutivo mais primitivo, a exemplo das samambaias que se reproduzem por esporos. Seguindo este padrão, as plantas mais evoluídas encontram-se na periferia do circulo, a exemplo das orquídeas, que possuem um sistema reprodutivo tão sofisticado que em algumas espécies as flores exalam feromônio de inseto, atraindo  o macho que ao tentar se reproduzir poliniza a flor.

Do ponto de vista científico, podemos dizer que criou-se uma linha imaginária a fim de separar as plantas em dois grandes grupos: monocotiledôneas e dicotiledôneas, de acordo com a divisão Botânica das plantas, tornando-se assim um excelente instrumento didático para a Educação Ambiental, com abordagem na Botânica, Ecologia e Paisagismo.

Além da composição paisagística, o Jardim Evolutivo conta com um Orquidário, uma Casa de Chá e um Espelho d’Água. Utilizou-se nas construções a madeira dos eucaliptos, retirados do próprio Jardim Botânico, de maneira sustentável.

O Espelho d’Água, além de trazer um conforto térmico e estético, funciona como suporte para o sistema de irrigação.

jardim evolutivo_Centro de visitantes

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

DCIM100MEDIADJI_0052.JPG

IMG_0003 DSC07614 _DSC2369 _DSC2363

JARDIM DE CHEIROS

O Jardim de Cheiros ou Jardim Sensorial, promove a interação dos visitantes com a natureza, através do estímulo dos cinco sentidos. Concebido para abrigar coleções de plantas organizadas por suas características medicinais, aromáticas e condimentares, constitui-se em um espaço lúdico/didático de  fortalecimento ao programa de Educação Ambiental do JBB.

Seus canteiros formam um desenho de linhas sinuosas, em perfeita harmonia com o ambiente. Este Jardim proporciona múltiplas intervenções pedagógicas em percurso sensorial: a descoberta de sabores, cheiros e texturas, que surpreendem por trazer à memória lembranças há muito adormecidas.

_DSC2356

JARDIM JAPONÊS

O Jardim Japonês manifesta a intenção de equilíbrio e harmonia no seu aspecto fisico. Trazendo por meio dos seus elementos: água, pedras, plantas e a figura do visitante, valores filosóficos e simbólicos de uma cultura milenar.

Neste Jardim, a harmonização suave entre o humano e a natureza leva a um estado de meditação e aprimoramento espiritual.

É um convite à contemplação, transmitindo paz e bem estar.

Cópia de DSCN0684

JARDIM DE CONTEMPLAÇÃO

Os Jardins de Contemplação foram concebidos paisagisticamente para representar os seis Biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado, Pampas, Floresta Amazônica, Caatinga e Pantanal, apresentando coleções de suas diferentes espécies vegetais, onde é possível apreciar a riqueza da nossa Biodiversidade, ao redor de um lago central que funciona como ponto de convergência dos biomas.

DSCN0902