Fotografia Comercial

A captação de imagens com finalidade comercial realizada no espaço do Jardim Botânico de Brasília – JBB é regulamentada pela Ordem de Serviço nº 12, de 31 de março de 2014, publicada no DODF nº 65, de 1º de abril de 2014 e deverá ser previamente autorizada pela Diretoria Executiva.

Os interessados devem encaminhar e-mail para fotografia@jbb.df.gov.br, com antecedência mínima de três dias úteis, com o nome completo e contato tanto do profissional como do cliente e informações da data e horário da captação das imagens.

Após a aprovação da solicitação, é necessário:

1- No dia autorizado para a captação de imagens, efetuar o pagamento da taxa de R$ 50 (cinquenta reais), bem como da taxa de acesso individual, no valor de R$ 5 (cinco reais), na Portaria Principal. O valor cobrado é revertido para a manutenção dos jardins e espaços tão utilizados como cenários;

2-Assinar Termo de Autorização, recebido por email, obrigando-se a obedecer rigorosamente as Normas de Conduta da instituição. O não cumprimento das mesmas implicará na suspensão imediata da autorização;

3-Trazer a autorização impressa e guardá-la durante toda a permanência no local. Servidores do JBB poderão solicitar a qualquer momento a apresentação da mesma.

Entende-se por finalidade comercial qualquer atividade que implique na contratação de fotógrafo ou cinegrafista para captação de imagens no âmbito do Jardim Botânico de Brasília.

No que se refere à captação de imagens com finalidade recreativa, científica, educativa ou cultural, sem fins comerciais, o uso poderá ser gratuito. Também nesse caso, a captação das imagens deve ser previamente autorizada pela Diretoria Executiva do JBB.

A captação de imagens, com ou sem finalidade comercial, somente poderá ser realizada de terça à sexta-feira, das 9 horas às 17 horas. Aos finais de semana e feriados é proibida a captação de imagens.

O uso de DRONES não é permitido, conforme Ordem de Serviço Nº 27 / JBB.

É VEDADO o uso de nossos espaços para a troca de roupas ou outras produções referentes ao ensaio fotográfico.

AVISO IMPORTANTE: Os emails institucionais do Jardim Botânico de Brasília estão com problemas. Até a completa restauração, pedimos que verifiquem a caixa de SPAM para checar o recebimento da autorização.