JBB celebra 40 anos com programação especial e entrada gratuita durante todo o mês de março

Postado em 27 de fevereiro de 2025

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) completa 40 anos de história e preservação do bioma Cerrado, e para celebrar essa data, preparou uma programação especial ao longo do mês de março. Com o tema "40 anos florescendo vida" , o JBB oferecerá atividades culturais, de educação e lazer voltadas para toda a comunidade do Distrito Federal.

A programação tem início no dia 08 de março, a partir de 9h, com uma solenidade oficial de abertura, que contará com a presença de autoridades, homenagens a personalidades que contribuíram para a história do JBB, inaugurações e uma apresentação musical especial. Durante todo o dia, os visitantes poderão usufruir das atividades disponíveis no Centro de Visitantes. Ainda no dia 08, Dia Internacional das Mulheres, será realizada uma oficina de pilates com foco na saúde da mulher.

Outras atividades de destaque incluem caminhadas sensoriais e inclusivas pelos principais trajetos do JBB (09/03), Banhos de Floresta na Trilha Krahô (16 e 22/03), Oficina de Fotografia Botânica (22/03) e a Caminhada 60+ (29/03). Durante os sábados do mês, haverão visitas guiadas ao Herbário Ezechias Paulo Heringer e ao Laboratório de Reprodução In Vitro, mostrando os bastidores da pesquisa e conservação da flora do Cerrado.

Destaque também para as exposições Kalunga e Lendas do Cerrado. A Exposição Kalunga ficará disponível no Salão de Exposição do JBB entre 15 de março e 20 de abril, apresentando por meio da pintura, aspectos de imersão da artista Janice Afonso na cultura dos povos Kalunga. Já a Exposição Lendas do Cerrado será uma mostra permanente do JBB, localizada no Espaço Ciência, trazendo histórias e mitos do bioma Cerrado para enriquecer a experiência dos visitantes.

Entrada gratuita e participação nas atividades

Para celebrar os 40 anos do Jardim Botânico, a entrada será gratuita durante todo o mês de março. Algumas atividades possuem vagas limitadas e exigem inscrição prévia, que pode ser feita pelo site oficial do JBB.


Popularização e democratização do acesso ao JBB
O objetivo desta programação especial no mês de março, além de celebrar os 40 anos de história do JBB, é proporcionar à população do DF a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico de Brasília. Estima-se que 9 a cada 10 pessoas que moram no DF nunca visitaram o JBB. A ideia é popularizar o espaço e democratizar o acesso e o conhecimento sobre o Bioma Cerrado, incentivando a participação de todos.

Serviço:
O quê: 40 anos do Jardim Botânico de Brasília – Programação Especial
Quando: 08 a 30 de março de 2025
Onde: Jardim Botânico de Brasília
Entrada: Gratuita durante todo o mês de março
Confira a programação completa clicando aqui!

Inscrições para atividades em breve!

Sobre o Jardim Botânico de Brasília
Criado em 1985, o JBB é uma das principais áreas de conservação do Cerrado, promovendo educação ambiental, pesquisa científica e lazer orientado para a população. Com trilhas, jardins temáticos e espaços de visitação, o Jardim é um refúgio ecológico e um importante patrimônio natural de Brasília.

Aproveite a programação especial e venha celebrar os 40 anos do JBB! E para que todos possam curtir esse momento da melhor forma, vale lembrar que o Jardim possui Normas de Conduta que orientam o que pode ser trazido para o espaço. Assim, garantimos uma visita mais agradável e respeitosa com a natureza e com os demais visitantes.

Assessoria de Imprensa – Jardim Botânico de Brasília
Telefone: (61) 99210-6258 – Nicoly Silva