Equipe técnica do JBB faz expedição com propósito de coletar espécies do Cerrado

 

O desenvolvimento de programas de pesquisa visando a conservação e a preservação de espécies, assim como a manutenção de coleções especiais representativas da flora nativa, em estruturas adequadas, fazem parte da missão de um Jardim Botânico, segundo a Resolução 339/2003 do CONAMA Art. 6°.

O Jardim Botânico de Brasília abriga o Herbário Ezechias Paulo Heringer – HEPH, espaço que hospeda em suas coleções uma grande quantidade de espécies do bioma Cerrado, se constituindo importante representante desse bioma.

Com o objetivo de enriquecer a coleção do HEPH e torná-lo ainda mais representativo da flora do Cerrado, a equipe técnica do JBB, formada pelas doutoras em botânica e taxonomistas, a Diretora de Vegetação e Flora e a Gerente de Divulgação Científica; pelo Chefe do Núcleo de Taxonomia e a Diretora Executiva do JBB, embarcaram em uma expedição de campo para coleta de material botânico rumo à Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins – EESGT/ICMBio, cuja área abrange os municípios Rio da Conceição, Dianópolis, Almas, Porto Alegre do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Mateiros, no estado de Tocantins, e Formosa do Rio Preto, no estado da Bahia.

A expedição tem o propósito de coletar espécies do Cerrado, em uma área mundialmente reconhecida pela rica biodiversidade, com o intuito de ampliar o número de coletas de espécies diferentes visando pesquisas científicas e taxonômicas. 

Quanto mais o Cerrado estiver representado e mais coletas o Jardim Botânico de Brasília realizar de todas as regiões, mais rica ficará a coleção do Herbário Ezechias Paulo Heringer, representando não apenas o Distrito Federal como também o Cerrado em toda a sua extensão.