Feiras e trenzinho encerram programação da Semana do Meio Ambiente no JBB

O Jardim Botânico de Brasília preparou uma programação especial para o encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Neste fim de semana, dias 8 e 9 de junho, acontecerá a 29ª Feira do Mel e, simultaneamente, haverá exposições e venda de flores como orquídeas e suculentas, produtos orgânicos, queijos, cogumelos, além de artesanato e cosméticos.

De acordo com a diretora do JBB, Aline De Pieri, a proposta do evento no sábado e domingo é celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com toda a comunidade brasiliense e atrair os visitantes para a unidade de conservação. “Acredito que quanto maior o contato das pessoas com a natureza, maior é a conscientização sobre a importância de preservá-la. Durante a semana promovemos diversas atividades com a equipe da Educação Ambiental para mostrar a diversidade do Cerrado e um pouco do trabalho desenvolvido aqui no JBB”, complementou.

Além das feiras, ainda haverá os passeios de trenzinho, exposição dos equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros para o combate aos incêndios florestais. O projeto social DV na Trilha, voltado para pessoas com deficiência visual, também estará presente para pedalar pelas trilhas. Veja todos os detalhes abaixo:

Expresso do Cerrado

A equipe da Educação Ambiental acompanhará os passeios do trenzinho Expresso do Cerrado durante o fim de semana, levando informações sobre a importância da preservação do meio ambiente e o trabalho desenvolvido na Estação Ecológica do Jardim Botânico.

O veículo sai do Centro de Visitantes, segue até o Centro de Excelência do Cerrado, o Cerratenses. Lá, os passageiros podem descer para tirar fotos no mirante que tem uma vista privilegiada para a Estação Ecológica do Jardim Botânico. A capacidade do trem é de 40 pessoas e a lotação é por ordem de chegada.

Feira do Mel

A 29ª Feira do Mel trará produtos de qualidade feitos por produtores regionais, estimulando o consumo e hábitos saudáveis de alimentação. O evento, segundo os organizadores, é uma oportunidade para divulgar a Cadeia Produtiva da Criação de Abelhas no DF e promover conscientização sobre a importância e a sustentabilidade das abelhas como agentes polinizadores. Os visitantes poderão ver de perto um Meliponário (criatório), com Abelhas Regionais Nativas Sem Ferrão e haverá uma Unidade Móvel totalmente equipada para realização do Processamento do Mel dos Favos.

Atividades físicas

O pessoal do DV na Trilha também estará no JBB no sábado para o pedal quinzenal. O projeto é uma ação social voltada a pessoas com deficiência visual. Os voluntários e ciclistas fazem o percurso usando bicicletas tandem com capacidade para dois atletas. O objetivo é preparar e capacitar a pessoa com deficiência para participar de trilhas, passeios e competições de mountain bike e ciclismo, além de ser uma oportunidade de promover uma atividade física ao ar livre, em contato com a natureza, possibilitando amplas condições de integração, inclusão social, lazer e melhoria da qualidade de vida. Saiba mais sobre o projeto acessando o site: http://www.dvnatrilha.com.br/

Programação

O JBB montou tendas para exposições e venda de flores como orquídeas e suculentas. A Emater-DF também estará presente com produtores rurais locais que comercializarão grande diversidade de mercadorias, incluindo orgânicos. Isso sem falar nas comidinhas e exposição do GAT (Grupo Ambientalista do Torto) com equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais.

O Corpo de Bombeiros, uma das atrações mais festejadas principalmente pelas crianças, também estará presente com o caminhão usado para apagar as chamas.

O fechamento da programação no domingo, contará com um mutirão de limpeza que será realizado às margens da DF-001.

Serviço: Fim de semana no JBB (8 e 9 de junho)

Trenzinho Expresso do Cerrado: 10h, 11h30, 14h, 15h30.

Feira do Mel

Feira e exposição de flores e outros produtos orgânicos

Comidinhas

Exposição do Corpo de Bombeiros e GAT