Inscrições para curso de plantas medicinais estão abertas

Com o objetivo de discutir e entender mais sobre plantas medicinais e fitoterápicos, o Bosque das Lobeiras (www.bosquedaslobeiras.com) oferece o Curso de Plantas Medicinais, com uma visão botânico orientada sobre o assunto. A atividade ocorrerá no Jardim Botânico de Brasília nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 17h.

O uso de plantas medicinais na forma de chás, xaropes e na alimentação está presente na casa da maioria dos brasileiros e a utilização e prescrição de medicamentos fitoterápicos têm ganhado força entre médicos, nutricionistas e pacientes. O próprio SUS já conta com diversos programas de Farmácia Viva para produção e distribuição de fitoterápicos. No entanto, é necessário prover maior segurança no uso de plantas medicinais além de incentivar tanto a pesquisa quanto o uso aliados à preservação de espécies vegetais.

Desta forma, este curso propõe discutir o uso de diferentes espécies exóticas e do Cerrado nas formas tradicionais, com temas importantes como correta identificação de plantas, emprego adequado de partes utilizadas e formas de uso, legislação sobre prescrição e produção de fitoterápicos, e a difusão do conhecimento tradicional brasileiro.

O curso será ministrado por Estevão N F Souza, Doutor em Botânica pela Universidade de Reading, Inglaterra, com foco em plantas medicinais e etnobotânica, com duração de 16 horas/aula e inclui certificado e apostila com aulas teóricas e práticas.

Para participar não é preciso nenhum conhecimento prévio. Os interessados vão aprender sobre a pesquisa de plantas medicinais, do uso tradicional até a produção de um fitoterápico, a produção de chás, xaropes ou tinturas, e conhecerão mais sobre o uso de óleos essenciais, sustentabilidade, farmacologia e princípios ativos.

Temas abordados:

  • Breve história do uso de Plantas Medicinais
  • Legislação e histórico da fitoterapia no Brasil
  • Plantas medicinais X fitoterápicos
  • Caracterização e correta identificação de plantas de uso medicinal
  • Noções básicas de botânica (folha, flor, fruto, raiz, casca)
  • Caracterização básica de princípios ativos, toxicidade e segurança de uso
  • Formas de uso (teoria e prática de preparos caseiros de plantas medicinais)
  • Caracterização de espécies exóticas e nativas do cerrado, presentes na lista da Farmacopeia Brasileira e Memento Fitoterápico Anvisa

 

Valor do curso: R$350,00

Pagamento por meio de depósito ou transferência bancária *

*os dados para depósito ou transferência serão enviados por e-mail após o recebimento da ficha de inscrição

**Estudantes, profissionais do SUS e aposentados terão desconto, ficando o curso no valor de R$320,00 

 

Inscrições e maiores informações:

contato@bosquedaslobeiras.com

Inscrições: https://forms.gle/o71tELJ434oyHYe97

 

Local e data:

Jardim Botânico de Brasilia- dias 28 e 29 de Setembro de 2019, das 9h às 17h.