Jardim Botânico de Brasília finaliza Semana do Meio Ambiente com novidades
Finalizando a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Jardim Botânico de Brasília promove, no próximo sábado, a reinauguração do Orquidário Margaret Mee e a inauguração da Loja de Souvenir presente no Centro de Visitantes do JBB.
Orquidário Margaret Mee
A espera acabou! O Orquidário Margaret Mee do Jardim Botânico de Brasília reabre ao público no dia 11 de junho, às 10h.
Localizado na área de visitação, o Orquidário Margaret Mee do Jardim Botânico de Brasília compõe o Projeto de Paisagismo do Jardim Evolutivo. A edificação projetada em madeira abriga coleções de orquídeas e possibilita ao visitante conhecer um pouco do universo destas plantas. Neste espaço, as orquídeas estão identificadas e catalogadas no sistema de registro das coleções do JBB.
Após revitalização que inclui readequação das instalações, novo projeto de paisagismo, troca do piso, reforma do espelho d'água, pinturas externa e interna, aplicação de verniz para a conservação da madeira, limpeza do telhado e renovação do sistema de irrigação, o Orquidário reabre expondo uma coleção de orquídeas com uma explosão de cores, tamanhos, formas e aromas.
Além da revitalização do prédio do Orquidário, a equipe da Superintendência de Conservação do JBB, realizou um belo trabalho de renovação dos jardins, com o plantio de grama esmeralda e espécies como Bromélias, Liriope, Agave palito, Canela de ema, e utilização de composto orgânico e hidrogel, favorecendo o fornecimento de água, de forma a minimizar o estresse hídrico em tempos de estiagem.
A reforma foi planejada para melhor atender aos visitantes e amantes de orquídeas, com bela e acessível estrutura, assim como comportar as várias espécies de orquídeas, além de espécies do Cerrado ameaçadas de extinção e reproduzidas no Laboratório de Reprodução In Vitro do JBB.
Loja de Souvenir
Para quem é apaixonado por artesanatos e produtos que remetam a fauna e a flora do Cerrado, o Jardim Botânico de Brasília tem uma novidade!
Será inaugurada, no dia 11 de junho, às 11h, a Loja de Souvenir “Artesanato Botânico”. Localizada na área do estacionamento do Centro de Visitantes do JBB, sua finalidade é a comercialização de artesanato que remeta à cultura e tradição dos povos do Cerrado.
A loja Artesanato Botânico é um espaço colaborativo onde artesãos de Brasília que trabalham com sustentabilidade fornecem peças inspiradas na biodiversidade do Cerrado, culturas tradicionais e indígenas brasileiras. É um espaço onde a arte e a natureza se encontram.
O artesanato é uma forma de fortalecer a cultura do nosso Bioma, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. “Produtos artesanais, em sua maioria, são confeccionados com materiais reciclados. A ideia é oferecer aos visitantes produtos que enriqueçam a cultura do Cerrado e ao mesmo tempo contribuam com a redução de impactos ao meio ambiente” pontuou a Diretora do Jardim Botânico de Brasília.
Para Patrícia, representante da loja Artesanato Botânico, engenheira florestal e artesã, o artesanato inspirado na flora e fauna do Cerrado remete ao ambiente natural que nos cerca, o que leva ao visitante a sensação de estar próximo a natureza a cada produto. “Aqui a natureza serve como fonte de inspiração para artistas e artesãos”, concluiu.