Jardim Botânico de Brasília recebe Chanceler alemão e delegação
Nesta terça (31) o Jardim Botânico de Brasília teve a honra de receber o Primeiro Ministro da República Federal da Alemanha, Sr. Olaf Scholz, a Ministra Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, Sra. Svenja Schulze, o Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, Sr. Heiko Thoms, e 4 representes ambientalistas brasileiros para tratar do tema ambiental.
Na recepção estiveram presentes a Diretora do Jardim Botânico de Brasília, Aline De Pieri, a Secretária Executiva da Secretaria de Relações Internacionais, Renata Zuquim, e o Diretor de Biodiversidade do JBB, Estevão do Nascimento, que pode apresentar o Jardim Botânico e o bioma Cerrado, pontuando sua importância como bioma brasileiro, conhecido como um hotspot para a biodiversidade, e ainda sua importância como berço das águas que alimenta os rios e cursos de outras regiões brasileiras.
A reunião teve como base a apresentação de questões ambientais brasileiras frente a retomada do Fundo Amazônia. Foram apresentadas e discutidas questões econômicas e entraves para exportações de produtos nacionais, a temática das populações tradicionais e sua atuação na preservação das florestas, e as possibilidades da participação européia no apoio a projetos e iniciativas de conservação dos biomas.
Para a Diretora do JBB, Aline de Pieri, foi uma grande honra receber o Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, a Ministra, Svenja Schulze, o Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, Heiko Thomse, e toda a comissão Alemã no Centro de Excelência do Cerrado para debater assuntos tão importantes para o Meio Ambiente no Brasil. "Fizemos questão de salientar a importância do Cerrado como o segundo maior bioma do Brasil e berço das águas. Ficamos felizes por levarem um pouco do Cerrado em seus corações", concluiu.