Jardim Botânico realiza simulação do plano de abandono em casos de incêndios florestais
Com a publicação do decreto de Emergência Ambiental no DF nesta segunda-feira (13/05), o Jardim Botânico de Brasília deu início a uma série de treinamentos para prevenção e combate aos incêndios florestais. O Corpo de Bombeiros auxiliou alunos e professores da Escola Classe Jardim Botânico na primeira simulação do Plano de Abandono deste ano.
Os integrantes da equipe florestal especializada do Batalhão de Santa Maria passaram em todas as turmas explicando como se deve agir em casos de emergência e a primeira orientação foi tentar manter a calma. O plano inclui a organização dos alunos em fila indiana dentro da sala de aula, até que a professora da turma dê o sinal para sair da escola. Do lado de fora, basta aguardar a chegada das viaturas. Os bombeiros reforçaram que toda essa movimentação deve ser feita sem correria para não gerar pânico.
O gerente de preservação do JBB, Pedro Paulo Cardoso, reforçou a importância da ação na instituição de ensino. “Nunca sabemos quando o fogo se iniciará, por isso é fundamental esse treinamento para que, caso haja ocorrências graves no JBB, as crianças saibam como agir”, complementou.
Após o treinamento, os bombeiros ministraram uma rápida palestra para falar sobre os perigos do fogo e como evitar os focos de incêndio. Aproveitaram para mostrar aos estudantes os equipamentos utilizados por eles no combate às chamas, como abafadores e bombas costais.
Lucas Miranda, gerente de Educação Ambiental do jardim, ressaltou que a maior parte dos focos de incêndio surge a partir da ação humana. Segundo ele, um grande incêndio pode começar com uma simples queima de restos de poda e lixo nos quintais das casas por isso essas práticas são proibidas, principalmente nesta época do ano.
Emergência Ambiental
O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou estado de emergência ambiental em todo o território a partir deste mês. O decreto 39.817 foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira (13), a medida deve vigorar até novembro.
Assinado pelo governador Ibaneis Rocha, o decreto estabelece que os órgãos que integram o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do DF, entre eles o Jardim Botânico de Brasília, deverão adotar as medidas necessárias para prevenir e minimizar as ocorrências e os efeitos dos incêndios florestais.