Jardim Botânico recebe congresso voltado para apaixonados por aves

O Jardim Botânico de Brasília recebe no sábado, dia 31 de agosto, a quinta edição do AvistarBrasília2019, evento que reúne apaixonados por aves. O hobby conhecido como “passarinhar” ganha novos adeptos a cada ano e atualmente existem 780 observadores do DF inscritos no site Wikiaves.

O congresso vai promover palestras, exposição e concurso de fotografias aberto à comunidade e atividades para crianças. As ações acontecerão no Centro de Visitantes do JBB a partir das 9h. Veja todos os detalhes abaixo.

No domingo, dia 1 de setembro, haverá a Passarinhada Gincana, com saída a campo para observação de aves na Granja Modelo do Ipê, a partir das 6h30.

O evento é organizado pelo grupo batizado de Observaves, que reúne centenas de brasilienses de diversas áreas, desde biologia e até engenharia, que têm a mesma paixão pelo meio ambiente. Para participar das passarinhadas, não precisa ter nenhum conhecimento prévio em aves ou fotografia. Basta ser curioso e ter paciência para esperar os passarinhos pousarem nas árvores.

Para saber mais sobre o evento acesse: http://www.avistarbrasil.com.br/av19/index.php/avistarbrasilia

 

Programação:

Avistar Kids – Leve seu filho para participar. Atividades lúdicas para a criançada, com a Prof. Aurelice Vasconcelos. Horários: 10h30 às 12h00 e de 14h30 às 16h00;

Writers’ Corner  –  Lançamentos de livros e conversas com os autores: Estevão Freitas, Luiz Trinchão, Marcelo Monteiro, Guto Carvalho, Marcelo Kuhlmann e Marcus Paredes. Horário: 12h

Mesa Redonda – Deliberações sobre o uso de playback e de flash. Horário: 16:10h

Varal Fotográfico e Desapega!

Premiação Varal Fotográfico e coquetel de confraternização. Horário: 17h

 

Palestras- (é necessário fazer inscrição prévia)

10h – Soldadinhos que não dançam, com Lia Kajiki.

Lia Kajiki é doutoranda na Universidade de Brasília onde estuda a biologia reprodutiva e história natural do Soldadinho (Antilophia galeata), na intenção de entender aspectos de como a  seleção sexual opera e como sistemas de acasalamento evoluem. Desde que chegou ao Cerrado, se apaixonou pela biodiversidade que encontrou, mas percebeu que o bioma é mais negligenciado em relação à Mata Atlântica e Amazônia. Então firmou parceria com a National Geographic e virou uma Explorer.

10h20 – Frutos do cerrado atrativos para Aves, com Marcelo Kuhlmann

Marcelo Kuhlmann é Biólogo, Doutor em Botânica pela UnB e apaixonado pelo Cerrado. Há mais de 10 anos pesquisa frugivoria e dispersão de sementes pela fauna nativa. Autor dos livros “Frutos e Sementes do Cerrado: espécies atrativas para a fauna”, obra que traz fotos e informações das espécies de frutos do Cerrado e dos animais que deles se alimentam. Atualmente é consultor na Embrapa Cerrados em projetos de restauração ecológica.

10h40 – As aves na região do Salto Thaimaçu, com André de Luca

Andre De Luca, administrador de empresas e biólogo, é um apaixonado pela fauna brasileira. Organizador sênior do livro “Áreas Importantes para a Conservação da Aves no Brasil. Parte II: Amazônia, Cerrado e Pantanal”, trabalhou em projetos de conservação na SAVE Brasil. Atualmente trabalha como consultor ambiental e, principalmente, como guia de birdwatching nos diferentes biomas do país.

11h20 – As Onças do Projeto NEX, com Catarina Tokatjian

11h40 – Birdier, nosso site de aves nascido em BSB, com Bertrando Campos

Bertrando Campos é observador de aves e fotógrafo amador de Brasília. Em 2017 iniciou projeto de criação de um site voltado para a integração das atividades de observação e fotografia de aves, com a finalidade de divulgar e promover a preservação e conservação Nasceu então o Birdier (https://birdier.com/), uma plataforma para postar e admirar fotos de aves de todos os lugares do mundo.

14h00 – A evolução do olhar de um observador, com Rogério de Castro

Palestrante falará sobre sua evolução na fotografia de aves.

14h20 – Protegendo o Mocho dos Banhados, com Gustavo Pinto

Gustavo Pinto é metalúrgico de profissão (torneiro mecânico) e observador de aves. Na palestra, contará luta para proteger as corujas.

14h40 – Aves da Patagônia, com Carlos Goulart

Carlos Goulart é médico veterinário, Mestre e Especialista em medicina de animais silvestres. Fotógrafo e Observador de aves, vai apresentar no Avistar BSB a Expedição Patagônia, uma aventura fotográfica realizada a bordo de um Duster 4WD, partindo de Brasília e indo até Ushuaia, a cidade mais austral do planeta. Foram 18.406 km em 57 dias de estrada. O objetivo foi conhecer, explora e registrar a beleza da Patagônia, com sua fauna única e fantástica.

15h10 – As cores dos Andes, com Claudia Brasileiro

Na palestra, Claudia fará apresentação sobre “As cores dos Andes”, mostrando em aves, as cores que encontramos nas matas.

15h30 – A batalha contra a extinção do Pato-Mergulhão, com Gislaine Disconzi

Gislaine Disconzi é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambiental (FUP/UnB) e atualmente coordena o projeto “Evitando a Extinção do Pato-Mergulhão no Corredor Veadeiros Pouso Alto Kalunga”, financiado pelo CEPF Cerrado e implementado pelo Instituto Amada Terra de Inclusão Social (IAT).

15h50 – Qual é a sua melhor foto? com Rodrigo Pertoti

Fotógrafo, Rodrigo vai falar sobre como captar a melhor imagem.

 

Crédito das fotos: Rogério de Castro