Jardim de Cheiros é revitalizado
O Jardim de Cheiros, também conhecido como Jardim Sensorial, foi revitalizado. As ações para renovação do espaço foram realizadas em um mês. Para revitalizar os canteiros do espaço foi realizado um mutirão para retirar as ervas daninhas, adicionar composto orgânico adquirido através de parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), cobrir o solo com palha de arroz seca, para proteger e manter a umidade, além de renovar a pintura dos canteiros.
E as melhorias não param por aí. Foram adquiridas, em parceria com a Escola Americana de Brasília, cerca de 900 mudas de espécies aromáticas, alimentícias e medicinais como alecrim, arnica, arruda, bálsamo, cânfora, capuchinha, carqueja, cavalinha, erva doce, guiné, malva rosa, menta, mil ramas, peixinho, manjericão verde e roxo, entre outras.
Para deixar o Jardim de Cheiros ainda mais atraente, o JBB realizou uma parceria para a troca de mudas nativas produzidas no Viveiro Jorge Pelles por mudas aromáticas e medicinais do viveiro da Associação dos Produtores do Lago Oeste (Asproeste). Na permuta o JBB doou mudas de aroeira branca, aroeira pimenteira, tamboril, pau jacaré, jacarandá mimoso, angico branco, jerivá, grão de galo e recebeu mudas de patchouli, hortelã grosso, limonete e melissa.
As espécies raras e cultivadas há bastante tempo no Jardim de Cheiros, como santolina, pimenta-do-reino, guaco, baunilha do cerrado e coentro do mato foram preservadas durante o manejo. E não é só isso. Os canteiros foram decorados pela artista plástica Lucy Aguirre em parceria com a equipe da Educação Ambiental do JBB.
A diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, reforçou a importância da revitalização do Jardim de Cheiros. “As plantas ativam a nossa visão com as flores, folhas e formatos, mas não é apenas isso. Elas também aguçam os outros sentidos. No Jardim de Cheiros os visitantes têm a oportunidade de interagir com o meio-ambiente e promover o equilíbrio como forma de terapia e aprendizado”, explicou.
O Jardim Botânico de Brasília abre suas portas para visitação pública de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h. Lembramos que respeitamos o distanciamento social e o uso de máscaras é obrigatório. É importante reforçar que no JBB é proibido extrair madeira, coletar plantas, frutos, sementes, mudas ou qualquer tipo de material botânico até mesmo os que estão no chão.
Sobre o Jardim de Cheiros
O Jardim de Cheiros ou Jardim Sensorial promove a interação dos visitantes com a natureza, através do estímulo dos cinco sentidos. Concebido para abrigar coleções de plantas organizadas por suas características medicinais, aromáticas e condimentares, constitui-se em um espaço lúdico e didático de fortalecimento ao programa de Educação Ambiental do JBB.
Seus canteiros formam um desenho de linhas sinuosas, em perfeita harmonia com o ambiente. Este Jardim proporciona múltiplas intervenções pedagógicas em um percurso sensorial: a descoberta de sabores, cheiros e texturas, que surpreendem por trazer à memória lembranças há muito tempo adormecidas.