JBB instala placas para orientar visitantes para não alimentarem os peixes
Publicado em 03 de fevereiro de 2021
O Jardim Botânico de Brasília instalou 10 placas informativas próximas aos lagos ornamentais orientando os visitantes para não alimentarem os peixes. O objetivo da medida é evitar que os animais consumam alimentos inadequados evitando a proliferação de doenças e até a morte dos bichinhos.
Apesar de parecer inofensiva, essa prática é extremamente prejudicial. Isso por que cada animal está adaptado a algum tipo de dieta alimentar e os peixes não estão acostumados com comidas humanas em sua dieta. Além disso, alimentos industriais como pães e salgadinhos deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis à doenças.
Localizados nos Jardim Evolutivo, Jardim de Contemplação, Jardim Japonês e na portaria principal, os lagos ornamentais possuem 3.720 m3 e somam quase 2 milhões de litros de água. Neles habitam as carpas (Ciprinus carpio) que dãovida e ornamentam os lagos e os peixes cascudo abacaxi (Megalancitrus parahus), que fazem a limpeza dos lagos retirando parte dos sedimentos e restos de resíduos de ração e detritos deixados pelas carpas, contribuindo para a não proliferação de amônia na água. Todos os peixessãobem alimentados com ração apropriada e livres de parasitas e doenças.
De acordo com o diretor-adjunto do JBB, Elton Baia, a instalação das placas tem como objetivo conscientizar os visitantes que, mesmo com boas intenções podem gerar sérios problemas para os animais. “Nem todos sabem que a dieta adequada dos animais não inclui alimentos consumidos por nós. Para evitar essa prática achamos melhor alertar”, explicou.