JBB participa de reunião junto aos órgãos que integram o PPCIF

Nesta sexta-feira (03) o Gerente de Preservação do Jardim Botânico de Brasília participou de reunião, junto aos órgãos que integram o Programa de Prevenção e de Combate aos Incêndios Florestais no Distrito Federal (PPCIF), para consolidar o programa de ações de prevenção e combate ao fogo para 2023. Estiveram presentes representantes do IBRAM, ICMbio, Jardim Zoológico, Aeronáutica, IBGE, Corpo Militar de Bombeiros e IBAMA.

A coordenadora do PPCIF na Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, Carolina Schubart, informou que o treinamento de resgate de fauna nos incêndios para este ano, será reforçado com cursos ministrados pelo Jardim Zoológico e aprovado um protocolo específico para este trabalho.

Além das ações de prevenção e combate realizadas pelo PPCIF, informar e educar a sociedade sobre os riscos dos incêndios florestais é de grande importância. Todos os anos o Jardim Botânico de Brasília e os demais órgãos promovem blitzen educativas em áreas próximas às Unidades de Conservação, com o intuito de conscientizar a população sobre o adequado descarte de lixo e resto de poda.

Neste ano as ações de conscientização serão ampliadas. "Em 2023, com o apoio da Secretaria de Agricultura e EMATER, o PPCIF realizará visitas às propriedades rurais em áreas de influência de Unidades de Conservação para passar informações de prevenção ao fogo”, concluiu a coordenadora do PPCIF.

As ações de prevenção e combate aos incêndios florestais realizadas pelo PPCIF reduzem as ocorrências e reincidências de incêndios no Cerrado, protegendo a flora e a fauna presentes, e a população de doenças provenientes de queimadas.