Monitoramento da biodiversidade do Jardim Botânico de Brasília será aperfeiçoado
A biodiversidade do Jardim Botânico de Brasília passará a ser monitorada por meio do protocolo desenvolvido pelo Programa Monitora, do Instituto Chico Mendes. A iniciativa visa padronizar as análises da fauna e da flora das Unidades de Conservação de todo o país e permitir uma análise efetiva dessas áreas, gerando informações qualificadas e que darão suporte à gestão, avaliação, além de implementação de estratégias de conservação de espécies ameaçadas de extinção e controle de exóticas invasoras.
O gerente de preservação do JBB, Pedro Paulo Cardoso, apresentou nesta segunda-feira (18/03) a metodologia do programa à equipe da Superintendência Técnico Científica. Ele explicou que o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade teve início em 2010 e desde então vem passando por estudos e validações para, finalmente, ser utilizado na prática. “O JBB participou do teste final de um dos subprogramas do Monitora, de áreas campestres e savânicas. Passamos 12 dias na Chapada dos Veadeiros em meados de outubro de 2018 verificando se o protocolo desenvolvido pelo ICMBio funciona na prática e ficamos bem satisfeitos com o resultado. A proposta de unificar os dados e gerar um relatório para facilitar o monitoramento da biodiversidade é excelente”, complementou.
No trabalho desenvolvido pela equipe do JBB, foram utilizadas armadilhas fotográficas e outras feitas com equipamentos simples, como garrafas pet e pedaços de madeira. Uma das propostas do programa é, justamente, a modularização do monitoramento, garantindo que haja participação popular e economia de recursos. A proposta, segundo Pedro Paulo Cardoso, é que até as UCs mais remotas tenham condições de enviar dados e informações.
Com o programa, também será possível acompanhar projeções de alteração nas distribuições e locais de ocorrência das espécies em respostas às mudanças climáticas e demais vetores de pressão e ameaças nas áreas protegidas.
Haverá, ainda, estímulo e reconhecimento da importância do monitoramento participativo nas várias etapas do Programa, como planejamento, coleta e análise de dados, interpretação de resultados e compartilhamento dos aprendizados.
Conheça mais sobre o programa. Clique aqui!