PAN Bacia do Alto Tocantins foi oficializado na última quarta-feira (28)

O Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Ameaçada de Extinção da Bacia do Alto Tocantins – PAN Bacia do Alto Tocantins, foi oficializado na última quarta-feira (28), por portaria publicada no Diário Oficial da União.

O Jardim Botânico de Brasília fará parte do Grupo de Assessoramento Técnico – GAT do PAN para acompanhar a implementação e realizar monitoria e avaliação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Ameaçada de Extinção.

O PAN abrangerá e estabelecerá estratégias prioritárias de conservação para 98 espécies ameaçadas de extinção que constam na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, sendo 14 classificadas na categoria Criticamente em Perigo (CR), 58 na categoria Em Perigo (EN) e 26 na categoria Vulnerável (VU). Também são contempladas 29 espécies classificadas na categoria Quase Ameaçada (NT) e 15 na categoria Dados Insuficientes (DD).

O PAN Bacia do Alto Tocantins tem vigência até 2028 e está sob a coordenação do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). O Plano tem como objetivo geral "Ampliar, em 5 anos, as medidas de conservação das espécies-alvo, dos ambientes e a manutenção de serviços ecossistêmicos com envolvimento de toda a sociedade conectada ao território".