Nota de Esclarecimento: Retirada dos Pinheiros do JBB

O Jardim Botânico de Brasília, na década de 70, estabeleceu-se historicamente na área da antiga Estação Florestal Cabeça de Veado, cuja finalidade era testar o plantio de pinheiros e eucaliptos, identificando assim qual espécie se desenvolveria melhor no Cerrado, com o único objetivo de exploração comercial da madeira.

Com o passar dos anos, após a publicação do Decreto nº 8.497, de 08/03/1985 que criou o Jardim Botânico de Brasília – JBB, bem como do Decreto nº 14.422/1992 que criou e nº 17.277 1996 que ampliou a Estação Ecológica JBB, a missão dessa área foi convertida para conservação e preservação do Cerrado, sendo vedado o plantio e propagação de espécies exóticas, a exemplo dos pinheiros.

A área de visitação do JBB, onde está a maior concentração dessas plantas, não faz parte da Estação Ecológica, mas se caracteriza como zona de amortecimento, portanto todo cuidado para preservar a Estação é refletido na área de visitação.

O pinheiro é uma espécie exótica, originada no hemisfério norte, ou seja, está fora de sua área de distribuição original, e no Cerrado se comporta como uma espécie invasora, pois tem propagação espontânea e rápida, em ambientes naturais ou degradados, produzindo alterações significativas no ecossistema, chegando a eliminar espécies nativas.

O avanço dos pinheiros nas áreas nativas do JBB vem sendo acompanhado e estudado há tempos, sendo que em 2015 foi publicado um estudo, com dados coletados no JBB, que ratificou todas as impressões iniciais sobre os efeitos nocivos desta espécie exótica no Cerrado.

Para além dos problemas provocados na biodiversidade do Jardim Botânico de Brasília – JBB, pauta de grande preocupação é a segurança dos visitantes, servidores e colaboradores que ali transitam. Os pinheiros tem uma vida média de 25 anos e os do JBB foram plantados há mais de 40 anos, tendo, portanto, um grau de maturidade elevado. Os que apresentam sinais visíveis de deterioração são acompanhados constantemente e retirados quando necessário. Tal cenário reforça a necessidade iminente de execução do Plano de Retirada dos Pinheiros, como medida de segurança para a área pública do JBB.

Neste contexto, vale ressaltar que as ações de controle e retirada de espécies exóticas encontra amparo legal no Plano de Manejo da Estação Ecológica do JBB, Lei nº 9985/2000 (SNUC), Lei Complementar nº 827/2010 (SDUC) e Instrução Normativa nº 409/2018 – IBRAM.

Com o agravamento da situação e o apoio do Governo do Distrito Federal e da NOVACAP o Plano de Retirada dos Pinheiros será executado a partir de agosto de 2025 , garantindo assim a segurança dos visitantes, servidores e colaboradores e a preservação do Cerrado.