Normas de Conduta

A fim de possibilitar uma experiência agradável aos nossos visitantes, sem gerar impactos negativos para o Jardim, é importante conhecer nosso funcionamento e observar algumas orientações.  Pedestres, ciclistas e motoristas dividem a mesma pista para acesso às áreas de visitação. Por esse motivo, a velocidade máxima permitida nas dependências do Jardim Botânico de Brasília é de 40 km.

Aos visitantes que desejam utilizar a Área de Piquenique, não é permitido reservar mesas e cadeiras. A ocupação do espaço ocorre por ordem de chegada. A responsabilidade de informar acompanhantes e convidados acerca das Normas de Conduta é dos visitantes que organizam seus eventos na Área de Piquenique. Sugerimos o envio das Normas para seus convidados. Brincadeiras, contação de estórias e apresentações teatrais são muito bem-vindas!

O JBB não é atendido pelo sistema de coleta do SLU. Por conta dessa limitação, solicitamos aos nossos visitantes que tragam sacos para recolher e levar embora o lixo produzido em seus eventos na Área de Piquenique. Assim, evitamos que os animais silvestres tenham acesso aos resíduos, se contaminem e morram por conta da ingestão, principalmente, de plástico.

Durante sua visita é preciso saber quais regras e restrições devem conhecidas e respeitadas. Algumas atividades são proibidas porque colocam o local e as pessoas em risco. O que você não pode fazer no JBB:

– Entrar com qualquer tipo de animal doméstico, com exceção de cão-guia;

– Alimentar, perseguir ou capturar animais da fauna silvestre;

– Extrair madeira, coletar plantas, frutos, sementes ou qualquer tipo de material botânico;

– Fazer churrasco, fumar, acender fogo ou fogueira para qualquer finalidade;

– Utilização de mesas extras, ornamentação, balões infláveis, som, cama elástica, futebol de sabão, carrinho de pipoca, dentre outros equipamentos;

– Estacionar dentro da Área de Piquenique (Espaço Oribá);

– Fazer fotografias de cunho profissional sem a devida autorização e o pagamento da taxa administrativa para tal;

– Comercialização de produtos ou serviços sem autorização prévia da Administração;

– Entrada e consumo de bebida alcóolica;

– Ligar som alto de qualquer tipo (carro, aparelho de som, celular);

– Adentrar o perímetro da Estação Ecológica Jardim Botânico de Brasília.

Nas dependências do JBB, não é recomendável:

  • Andar de patins, skates e/ou bicicletas em qualquer calçada existente no JBB.

 

Para mais informações, contate-nos pelo telefone 3366-5597 ou no e-mail  diex@jbb.df.gov.br, de segunda à sexta, das 9 às 17 h. Aos finais de semana, caso necessite de ajuda, procure o (a) Chefe de Plantão no JBB.